Mês da Cultura Independente promove cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos de São Paulo
SP NA RUA e Semana da Música Eletrônica estão entre os destaques da programação
Parte do calendário cultural integrado, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, o Mês da Cultura Independente (MCI) apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos, ocupando ruas e espaços culturais da cidade durante todo o mês de setembro. O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas. A Secretaria Municipal de Cultura programa centenas de atividades do universo independente mensalmente, durante todo o ano, nos espaços culturais municipais. Bibliotecas, centros culturais e casas de cultura recebem regularmente essa programação, que neste mês integra o MCI.
Um dos destaques da programação é o SP NA RUA, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP NA RUA também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29.
Pela primeira vez na história do evento, o Seminário de Arte Urbana será reazliado no MCI. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para debater a nova etapa do Museu de Arte de Rua (MAR), política de arte urbana da Prefeitura de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/sociedade.
Entre as 500 atividades do Mês da Cultura Independente, o público pode conferir a 3ª Parada LGBTQIA+ na Casa de Cultura Hip Hop Leste, em Cidade Tiradentes (21); o show em homenagem a João Gilberto, “Rei Sem Coroa”, com o cantor e instrumentista Paulo Carvalho e participações das cantoras Mãeana e Nina Becker, do multi-instrumentista Kassin e do guitarrista Pedro Sá, no Centro Cultural São Paulo (14); a retrospectiva da curta-metragista paulistana Carolina Markowicz, no Teatro Décio de Almeida Prado (11), com a presença da cineasta; o show da cantora e MC Flora Matos, na Casa de Cultura Hip Hop Sul (15); Live Olido com Teto Preto, no Centro Cultural Olido (05); o show da cantora e compositora Juliana Perdigão, no CCSP (19); Thiago Pethit no CCSP (15) e Sabadão Olido com Metanol (21).
DESTAQUE
Casa de Cultura
3º Pride LGBTQIA+ Cidade Tiradentes – Coletivo Azagatchá
Projeto brasileiro multiforme de som, imagem e performance, representado e concebido por corpos LGBTQIA+. Essa será a 3ª Festa da Diversidade na Casa de Cultura, que nas edições anteriores contou com s centenas de pessoas para apreciar shows, desfiles de Drag Queens, entre outros levando para Cidade Tiradentes a temática LGBTQIA+
Serviço:
| Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165A – Cd. Tiradentes. Dia 21, 13h. Livre. Grátis.
3º Pride LGBTQIA+ Cidade Tiradentes – BateKoo SP
Uma produção independente que promete fazer todo mundo dançar muito ao som de ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, raggae, dancehall, bahia bass, kuduro, e suas vertentes. A proposta é que seja uma festa democrática, livre de preconceitos, e que una todos os ritmos negros pra todo mundo se divertir.
Serviço:
| Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165 A– Cd. Tiradentes. Dia 21, 15h. Livre. Grátis.