Galera, quando se trata de cuidados com a aparência nós somos bem críticos e sempre buscamos estar com aquela pele babado!…como não sou dermatologista fiz uma pesquisa e coloquei aqui neste texto os tipos de pele o como podemos cuidar de cada uma.
Para que possamos ficar com aquela pele de pêssego!
Tipos de pele
Pele Normal
A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
Pele Seca
A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.
Pele Oleosa
Tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.
Pele Mista
É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.
Fonte: www.sbd.org.br
Cuidados:
Pele Normal
Para esse tipo de pele o ideal é utilizar sabonetes neutros e hidratantes sem óleo. O uso de filtro solar é indispensável. A água termal é uma grande aliada na manutenção do equilíbrio da oleosidade da pele.
Evite!
Embora seja uma pele mais fácil de manter equilibrada, aqui valem as mesmas dicas das peles oleosas. Não abuse dos hidratantes em forma de creme, e nem de produtos adstringentes.
Pele Seca
Tal qual o excesso de oleosidade na pele, a falta dela também requer cuidados especiais. Ao contrário das pessoas que têm outros tipos de pele, as que têm pele seca pode abusar dos hidratantes em creme, óleos vegetais e pomadas. O uso de algodões umedecidos sobre o rosto e a alimentação rica em frutas e vegetais pode ajudar a deixar a pele mais viçosa.
Evite!
Evite tudo o que desidrata o corpo: sol em excesso, banhos com água muito quente que remove a hidratação natural da pele , consumo de álcool e cafeína, além de longos períodos em ambientes climatizados com aquecedor ou ar-condicionado, que ressecam o ar e, consequentemente, a pele. Evite também o uso de produtos com álcool e ácido salicílico em sua composição.
Pele Oleosa
Para esse tipo de pele é importante utilizar produtos que não tenham óleos em sua composição. É importante também não lavar o rosto com muita frequência, pois isso estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade lavar pela manhã e à noite é o ideal. Ainda assim, o uso de hidratantes e filtros solares no mínimo de fator de proteção 30 é importante. Procure utilizar produtos à base de adstringentes e livres de óleo. Antes de dormir, lave o rosto, passe um tônico adstringente e um hidratante, seguindo as recomendações de um dermatologista. Máscaras e esfoliantes que ajudam no controle da oleosidade podem ser utilizados até duas vezes na semana.
Evite!
Alimentos gordurosos, sol em excesso e o estresse são agravantes na produção excessiva de óleo pelas glândulas da pele. O uso de maquiagem com alto teor de óleos em sua composição tampouco é recomendado. Nesse caso, prefira os produtos que ofereçam efeito matificante. Sempre que possível utilize água fria na higienização do rosto.
Pele Mista
Nesse caso, produtos em gel, espuma ou mousse são os mais indicados, pois hidratam as partes mais secas do rosto e controlam o brilho nas partes mais oleosas. Tenha o cuidado de utilizar tônicos e adstringentes somente na zona T.
Evite!
Evite o uso de cremes muito pesados na área oleosa do rosto e sabonetes muito adstringentes na parte em que a pele apresenta uma constituição mais seca ou normal.
Fonte: www.depylaction.com.br
Até hoje somos 249 mortos este ano no Brasil pela
LGBTfobia. Até quando?
BASTA DE LGBTFOBIA!!!