De uma forma bastante simplificada, um webdoc é um documentário interativo que pode fazer uso de diversas mídias para construir uma narrativa, permitindo ao espectador o controle na navegação e participação.
Esse tipo de formato tem sido cada vez mais utilizado para construir narrativas audiovisuais documentais que dificilmente conseguiriam ser expressas a partir de um filme tradicional.
No projeto Família Stronger, vamos utilizar textos, áudios, vídeos, fotos, ilustrações e animações para construir o universo das pessoas que fazem parte deste coletivo. É possível conhecer mais cada membrx da família através de seus perfis numa rede social fechada, pelo blog organizado pelxs próprixs Strongers e de retratos em foto ou vídeo pelas lentes dos realizadores Paulo mendel e Vitor Grunvald. Durante todo o processo de produção do longa metragem, mais pessoas serão retratadas e novos materiais serão disponibilizados no webdocumentário.
Todo o site foi pensado de maneira complexa, com um menu interativo que se desenha de acordo com a participação de cada membrx na rede social. A imagem da página principal do webdoc representa uma espécie de árvore genealógica não convencional formada a partir dos dados coletados desta rede social. O pai e mãe de honra da família estão no centro do desenho e cada geração subsequente (filhos, netos etc) fica agrupada ao redor deles . Ao clicar numa figura é possível entender suas relações de parentesco dentro do coletivo.
Esse desenho interativo também funciona como um menu para acessar mais informações sobre cada pessoa da família. Ao contrário do padrão dos diagramas de parentesco, não há diferenciação de gênero. As formas das figuras mudam de acordo com o conteúdo de cada pessoa. Os círculos com ou sem contorno revelam respectivamente xs Strongers já registrados em videoretrato ou fotografia instantânea. Já os quadrados são xs membrxs da família representados somente pelo próprio perfil na rede social.
O design da pagina principal foi pensado para ser dinâmico, se modificando de acordo com a participação dox membrxs. Cada Stronger interfere diretamente no desenho ao escolher uma cor ou indiretamente, já que o tamanho da figura depende da atividade na rede social. Outro detalhe importante da interface são os ícones no canto inferior direito que alteram o zoom da imagem para contemplar o crescimento da família.
É só visitar www.familiastronger.com e acompanhar o desenvolvimento do webdoc com um conteúdo complementar ao longa metragem em produção.
Produção